Evitando Neuras Alimentares
Depois que surgiu a eletricidade*, acredito que a maior invenção do homem é a internet, que entre outras extraordinárias aplicações permite a comunicação entre as pessoas individualmente ou em grupos, em tempo real e com registro escrito. Mas isto também proporciona aos espertalhões, manipular as pessoas, transmitindo informações falsas, informações intimidatórias, alarmistas e muitas vezes inconsequentes.Haja vista a neurose que está acontecendo, relacionada à a alimentação dos humanos.
Comer é seguramente o maior prazer de um ser humano. Em alguma época da vida pode ser o sexo, mas acredito que sem o prazer de comer a vida teria pouco sentido. A propósito: onde você vê uma festa que não tenha comes e bebes?
As pessoas comem, a princípio, pelo prazer e não para se alimentar ou pelo valor nutritivo do alimento. Se assim fosse, bastava desenvolver uma cápsula concentrada com todas as substâncias que nosso organismo necessita (proteínas, vitaminas, sais minerais, etc.) - ingerindo algumas delas por dia estaria resolvido o "problema" da nossa fome.
Mas não é assim.
As pessoas, atualmente, comem ou com medo ou com a consciência pesada. Vejamos: quase tudo tem contraindicação: a carne de frango tem hormônio, a carne vermelha tem colesterol, o tomate tem agrotóxico, o açúcar além de causar diabetes causa infarto (a última que me disseram) e assim por diante. Tem pessoas (normalmente mulheres) que contam as calorias que podem comer por dia (só falta carregar na bolsa uma calculadora e saber usar, obviamente).
O prazer de comer também está se tornando científico. A minha diarista me disse que gosta de comer alimentos que têm "ômega três" (perguntei a ela o que é isto e ela: "só sei que é bom para a saúde"), outros dizem que se preocupam com alimentos que têm "gorduras trans", betacaroteno... o que é isto?, glúten, e por aí vai.
Uma conhecida disse que manda a empregada lavar as folhas de alface, couve, etc, com uma bucha, folha por folha nos dois lados, antes de imergir numa solução de água (não perguntei se é água mineral) com cloro. Segundo ela, agindo assim seus filhos não irão adoecer.
Preocupar-se com o excesso e com a qualidade do que comemos, deve ser responsabilidade de todos, mas sem transformar esta condição em uma neurose. As pessoas estão muitas vezes adoecendo não pelo que comem, mas pela angústia que está se tornando este maravilhoso prazer natural que é comer.
Pensem sobre isto.
* A eletricidade não é uma invenção do homem, mas sim uma descoberta. O homem vem desenvolvendo as suas aplicações.

0 comentários: